sábado, 26 de abril de 2008

Nossos "Gráficos", deles saem nossas trilhas e mapas.







Na foto acima nossa Diretora, analisando os mapas de "Nível de conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita". Um documento muito importante, à partir dos mapas é que organizamos nossas aulas, a serviço da aprendizagem do aluno, um instrumento norteador do trabalho do professor, para replanejamento e exploração de novas estratégias e pesquisas de diferentes recursos.
Nas outras duas fotos, aparecem os "Gráficos", com os diagnósticos inicias e o resultado após nosso trabalho neste primeiro bimestre. Da mesma forma que o trabalho com gráficos auxiliam nossos alunos na compreensão de coleta, organização, representação e análise de dados, também utilizamos este recurso muito importante, não só porque os gráficos permitre desenvolver noções numéricas, para nosso aluno, mas também porque, numa sociedade baseada na tecnologia e na comunicação, adquirem cada vez mais a importância as tarefas de coletar, organizar, descrever e interpretar dados estatísticos.
Além disso, o estudo de gráficos desenvolve as habilidades de questionar, levantar hipóteses e procurar relações entre os dados, enquanto se formulam e resolvem diversos problemas.
Analisamos nossos gráficos, levantamos questões, de cunho particular, apenas ao grupo de especialistas de educação, e iniciamos agora, um novo trabalho, para no próximo bimestre analisarmos um gráfico com outra realidade, já modificada a favor de um pleno desenvolvimento dos alunos, com mais dificuldades.
Mais um trabalho sério, que nos permitirá avançar muitos passos em direção aos nossos objetivos.
Novamente citamos "Rubens Alves": Quem não tem trilhas e mapas fica perdido!
Através da análise em equipe destes gráficos, saimos com uma trilha bem definida e estratégias reformuladas.

Sábado, de muito trabalho, na nossa escola!



Conselho de Classe do dia 26 de abril de 2008. Sábado.

Entrega da pauta do Conselho.

Planilha dos alunos faltosos e convocação para os pais.

Entrega da Planilha, com a relação dos alunos que necessitam de avaliação médica e/ou psicopedagógica.

Entrega de planilha dos alunos que necessitam de atividades diversificadas e recuperação contínua, em horário de aula.

Análise de Portifólio com sondagens e atividades produzidas pelos alunos, em cada nível de escrita, com acompanhamento por escrito do professor e ciência do responsável pelo aluno.

Discussão dos casos com deficiência de aprendizagem.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Exercendo a Cidadania - Tornando-se cidadãos



O que é preciso para criar um Grêmio?

- Formar uma Comissão pró-grêmio.
- Bolar os estatutos.
- Agitar uma assembléia geral.
- Convocar eleição da Diretoria.

E então, vamos nessa?

O grêmio da nossa escola foi criado no ano de 2003 e a primeira eleição ocorreu no dia 17/05/2003. Os grêmios desde então traçaram metas para melhoria da escola, auxiliou na organização de brincadeiras na hora do intervalo, ajudou a cuidar do nosso jardim e do empréstimo de livros. E aí...


Pensaram bem e votaram certo?

Você tem perfil para o grêmio da escola? E seus colegas das chapas que concorrerão este ano? Têm? Eles são capazes de cumprir o que prometeram?

Analise muito bem, a proposta das chapas que concorrerão a eleição para o Grêmio neste ano de 2008 e depois do dia 18 de abril de 2008, eles serão os seus representantes.

Grêmio Estudantil 2008

No dia 11 de março de 2008, ás 11h30 na sala de informática sob a Direção da Vice Diretora Nanci Leite Branquinho, reuniram-se em assembléia geral os alunos interessados em participar do Grêmio Estudantil. Os alunos receberam nesta data, as informações sobre o que é o Grêmio, qual sua função dentro de uma escola e fizeram uma dinâmica de grupo, para vivenciarem como que podemos trabalhar em grupo.
Montaram nesta data, duas chapas que concorrerão as eleições deste ano:
- Super Grêmio
- Lutando pela escola.

Em 26 de março de 2008, às 11h30 os alunos apresentaram suas sugestões, houve orientação e reorganização das propostas, e se comprometeram a não divulgar e nem copiar as idéias uns dos outros, foi pedido também a confecção de cartazes para divulgação.

Em 08 de abril de 2008, às 11h30 os alunos reuniram-se com a Vice Diretora Nanci Leite Branquinho para o ensaio de apresentação das propostas. Os alunos foram orientados como portar-se, como falar em público, as apresentações nas salas de aula aconteceram nos dias 11 e 16/04/08.

Em 18 de abril de 2008, as eleições ocorreram de forma tranqüila, os alunos foram encaminhados até a sala de informática, assinaram a lista de presença, votaram na cabine eleitoral através da cédula de votação, exercendo a cidadania, aprendendo a ser cidadãos.

Em 22 de abril de 2008, foi feita a apuração dos votos, votaram entre alunos, funcionários e professores, 498 eleitores, gerando a seguinte votação:

- 370 votos para a chapa Super Grêmio;
- 124 votos para a chapa Lutando pela Escola;
- 003 votos em branco
- 001 voto nulo.

Componentes das Chapas.

Super Grêmio

· Bruna de Azevedo Silva
· Wallace da Silva Pinheiro
· Endrio Caíque dos Santos Lopes
· Yasmin Barros de Carvalho
· Ronniele Kezia Pinheiro Rocha
· Rafael Ramos Venâncio
· Giovana Brito da Silva
· Blenda Mendes Domingues
· Ingrid Barros de Carvalho
· Giovana Keila Pinheiro Rocha

Lutando pela Escola

· Ricardo Souza Vaz de Carvalho
· Beatriz de Oliveira Souza
· Elder Silva Evangelista
· Marcos Pereira da Silva Junior
· Giulia Costa Gonçalves de Carvalho
· Jardel Silva Santos
· Rafael Severo da Silva
· Bruna Lopes de Araújo
· Gabriel Marques Schandler
· Larissa Roque Durval
· Thamirys Lino Santos

Propostas das Chapas

Nossos alunos durante o mês de abril, através das orientações sobre o que é o Grêmio Estudandil e suas atribuições, fornecidas pela nossa Vice-Diretora Nanci Leite Branquinho, formaram duas chapas de nomes Super Grêmio e Lutando pela Escola.



Orientações dadas:
- Como montar uma chapa;
- Quais os objetivos de cada proposta;
- Como portar-se durante a apresentação das propostas aos demais alunos;
- A importância da palavra, o que é prometido, deve ser cumprido.

Propostas apresentadas pelos alunos da Chapa Lutando pela Escola
- Montar a horta;
- Músicas e brincadeiras nos intervalos;
- Campanha de doação de agasalhos;
- Empréstimo de livros;
- Olimpíada da Tabuada;
- Cine Pipoca;
- Soletrando - gincana;
- Pintura em Tecido fornecida pelos pais.
- Campanha da limpeza;
- Alimentação saudável;
- Festas;
- Concurso de Talentos;
- Concurso Musa do Elyseu.

Propostas apresentadas pelos alunos da Chapa Super Grêmio:

- Teatro;
- Danças - concurso;
- Exposições;
- Festas;
- Cinema e Teatro;
- Oficina de artesanato;
- Poesias e Contos - concursos;
- Campeonatos de volei, futebol e basquete;
- Olimpíada esportiva;
- Gincanas;
- Campanha da paz;
- Campanha do agasalho;
- Reciclagem;
- Jornal dos Alunos.

domingo, 20 de abril de 2008

Tornado-se Leitoras, antes de buscar isto nos alunos!


Tornar-se um “Leitor”.

Descobrir-se um leitor
É tornar-se viajante.
Encontrar-se na leitura
É tornar-se cidadão do mundo.


Quanto mais olhamos para nossas vidas
Menos compreendemos.
Diminuímo-nos e nos confundimos.
Quando nos entregamos à leitura
Viajamos por novos caminhos
Conhecemos pessoas diferentes
Outras épocas, lugares e culturas.
Isso nos torna diferentes.
Proporciona emoções novas.

Neste caminho certeiro
Enquanto lemos, nos entregamos
A outras histórias e paisagens.
Desligamos de nós mesmos
E nos preenchemos de outras vidas.

Ler é crescer por dentro
É preencher-se de novas culturas.
É ir além de si mesmo,
Da paisagem ao redor
Das pessoas que nos cercam
É aventurar-se pelo mundo
Tornando-se libertário.


Autora:
Maria Inês Marinho Marques.
Professora-educadora-poetisa-leitora!