sábado, 26 de abril de 2008

Nossos "Gráficos", deles saem nossas trilhas e mapas.







Na foto acima nossa Diretora, analisando os mapas de "Nível de conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita". Um documento muito importante, à partir dos mapas é que organizamos nossas aulas, a serviço da aprendizagem do aluno, um instrumento norteador do trabalho do professor, para replanejamento e exploração de novas estratégias e pesquisas de diferentes recursos.
Nas outras duas fotos, aparecem os "Gráficos", com os diagnósticos inicias e o resultado após nosso trabalho neste primeiro bimestre. Da mesma forma que o trabalho com gráficos auxiliam nossos alunos na compreensão de coleta, organização, representação e análise de dados, também utilizamos este recurso muito importante, não só porque os gráficos permitre desenvolver noções numéricas, para nosso aluno, mas também porque, numa sociedade baseada na tecnologia e na comunicação, adquirem cada vez mais a importância as tarefas de coletar, organizar, descrever e interpretar dados estatísticos.
Além disso, o estudo de gráficos desenvolve as habilidades de questionar, levantar hipóteses e procurar relações entre os dados, enquanto se formulam e resolvem diversos problemas.
Analisamos nossos gráficos, levantamos questões, de cunho particular, apenas ao grupo de especialistas de educação, e iniciamos agora, um novo trabalho, para no próximo bimestre analisarmos um gráfico com outra realidade, já modificada a favor de um pleno desenvolvimento dos alunos, com mais dificuldades.
Mais um trabalho sério, que nos permitirá avançar muitos passos em direção aos nossos objetivos.
Novamente citamos "Rubens Alves": Quem não tem trilhas e mapas fica perdido!
Através da análise em equipe destes gráficos, saimos com uma trilha bem definida e estratégias reformuladas.

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Inês, como é que eu não vou acreditar na Educação vendo um trabalho desses...fico feliz por existirem profissionais como os de sua escola.....Ah!!! que bom isso! parabéns a toda essa equipe lindíssima e coesa.
É assim que a diferença se faz!!
Beijos
e sucesso sempre!
Queila

priscilla disse...

Realmente vocês fazem a diferança, eu acredito na educação e também em vocês!
Parabéns!
Priscilla Xavier

Anônimo disse...

Através da análise gráfica, podemos desenvolver uma série de atividades voltadas para os alunos que possuem dificuldade de aprendizagem e que ainda não acompanham o grupo/série nas quais estão inseridos. Nesta amostragem podemos avaliar caso a caso e traçar metas para alcançar ao longo deste ano letivo.

Anônimo disse...

Parabéns!


Paulo Freire amaria essa escola!

Abraços, flores, estrelas..

Anônimo disse...

Parabéns pelo belo trabalho que estão desenvolvendo. Conheço muito bem a coordenadora - Edite - e sei de seu grande potencial, vontade de progredir mais a cada dia e, principalmente garra. Sou fã da Edite desde que nos conhecemos e pude visualizar seu trabalho na Educação Física em minha escola. Realmente é uma professora inesquecível para as crianças e para os professores/amigos que ela sempre cativa.
Bjs