Na foto acima nossa Diretora, analisando os mapas de "Nível de conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita". Um documento muito importante, à partir dos mapas é que organizamos nossas aulas, a serviço da aprendizagem do aluno, um instrumento norteador do trabalho do professor, para replanejamento e exploração de novas estratégias e pesquisas de diferentes recursos.
Nas outras duas fotos, aparecem os "Gráficos", com os diagnósticos inicias e o resultado após nosso trabalho neste primeiro bimestre. Da mesma forma que o trabalho com gráficos auxiliam nossos alunos na compreensão de coleta, organização, representação e análise de dados, também utilizamos este recurso muito importante, não só porque os gráficos permitre desenvolver noções numéricas, para nosso aluno, mas também porque, numa sociedade baseada na tecnologia e na comunicação, adquirem cada vez mais a importância as tarefas de coletar, organizar, descrever e interpretar dados estatísticos.
Além disso, o estudo de gráficos desenvolve as habilidades de questionar, levantar hipóteses e procurar relações entre os dados, enquanto se formulam e resolvem diversos problemas.
Analisamos nossos gráficos, levantamos questões, de cunho particular, apenas ao grupo de especialistas de educação, e iniciamos agora, um novo trabalho, para no próximo bimestre analisarmos um gráfico com outra realidade, já modificada a favor de um pleno desenvolvimento dos alunos, com mais dificuldades.
Mais um trabalho sério, que nos permitirá avançar muitos passos em direção aos nossos objetivos.
Novamente citamos "Rubens Alves": Quem não tem trilhas e mapas fica perdido!
Através da análise em equipe destes gráficos, saimos com uma trilha bem definida e estratégias reformuladas.
6 comentários:
Inês, como é que eu não vou acreditar na Educação vendo um trabalho desses...fico feliz por existirem profissionais como os de sua escola.....Ah!!! que bom isso! parabéns a toda essa equipe lindíssima e coesa.
É assim que a diferença se faz!!
Beijos
e sucesso sempre!
Queila
Realmente vocês fazem a diferança, eu acredito na educação e também em vocês!
Parabéns!
Priscilla Xavier
Através da análise gráfica, podemos desenvolver uma série de atividades voltadas para os alunos que possuem dificuldade de aprendizagem e que ainda não acompanham o grupo/série nas quais estão inseridos. Nesta amostragem podemos avaliar caso a caso e traçar metas para alcançar ao longo deste ano letivo.
Parabéns!
Paulo Freire amaria essa escola!
Abraços, flores, estrelas..
Parabéns pelo belo trabalho que estão desenvolvendo. Conheço muito bem a coordenadora - Edite - e sei de seu grande potencial, vontade de progredir mais a cada dia e, principalmente garra. Sou fã da Edite desde que nos conhecemos e pude visualizar seu trabalho na Educação Física em minha escola. Realmente é uma professora inesquecível para as crianças e para os professores/amigos que ela sempre cativa.
Bjs
Postar um comentário